Os responsáveis por alunos que irão estudar do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental no setor urbano e rural de Araputanga deverão procurar as unidades escolares do município, a partir do dia 16 deste mês, para efetivação da matrícula.
Os alunos do Ensino Fundamental estudarão no prédio da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques, administrada pela Rede Municipal de Ensino de Araputanga, através da Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo, podendo contar com a cooperação técnica do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Os estudantes dos anos finais, 6º ao 9º ano do Ensino Médio da zona urbana e rural, deverão ser matriculados na Rede Estadual de Ensino de responsabilidade do Estado de Mato Grosso.
Conforme as informações apresentadas por profissionais da Educação, a Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques possui cerca de 600 estudantes. Sendo que, aproximadamente, 170 alunos que irão estudar o Ensino Fundamental deverão permanecer no prédio da unidade escolar sob a gestão do município de Araputanga, atualmente administrado pelo prefeito Enilson de Araújo Rios (Solidariedade).
A Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima atenderá os alunos matriculados do 6º ao 9º do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Havendo a necessidade de espaço para atendimento dos estudantes, serão utilizadas salas anexas da Escola Estadual João Sato.
A municipalização da unidade escolar estadual contrariou profissionais da Educação, pais e alunos, que chegaram a promover manifestações contra o reordenamento e municipalização da Rede Pública de Educação entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Araputanga.
Em Audiência Pública realizada no dia 7 de dezembro de 2022, na Câmara Municipal de Araputanga, o prefeito Enilson Rios em seu discurso informou sua contrariedade com a decisão do Governo do Estado de Mato Grosso, alegando não ter assinado, como gestor municipal, nenhum documento junto a Secretaria de Estado de Educação e tão pouco com a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Cáceres.
No entanto, em reunião, no dia 21 de dezembro de 2022, com o secretário de Estado de Educação, Alan Resende Porto, os vereadores Ulisses Ferreira (PDT), Paulinho Gato (Republicanos), Sandra das Botas (UB) e Correia do Povo (UB), acompanhados por profissionais da Educação da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques, tiveram acesso à Ata de Reunião n.º 056/2022, assinada pela secretária Municipal de Educação e Cultura de Araputanga, Maria Aparecida Silva Rodrigues — a Branca, no dia 24 de novembro de 2022. (veja abaixo)

A reunião para redimensionamento/reordenamento e municipalização da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araputanga e também contou com a participação da Assessoria Pedagógica Municipal, Diretoria Regional de Educação (DRE) de Cáceres e Unidade de Micro planejamento — UMIC/SAEX/SEDUC/MT. No dia, oito pessoas assinaram a Ata de Reunião digitada por Valdelino de Oliveira Barbosa, da Seduc.
Contudo, mesmo já firmado a parceria de municipalização pela equipe de governo de Araputanga no dia 24 de novembro de 2022, o prefeito Enilson Rios, 14 dias após a assinatura do documento, tentou ludibriar a comunidade escolar alegando, no dia 7 de dezembro de 2022, em Audiência Pública, que a gestão municipal era contraria a municipalização.
Ata de Reunião assinada no dia 24 de novembro de 2022:

Matérias relacionadas:
>>> Audiência Pública discute fechamento da Escola Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques em Araputanga
>>> Secretário da SEDUC diz que prefeito de Araputanga concorda em municipalizar escola; ouça áudio
Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região.
Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento
Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública
Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.